Filiado à:

Síndrome de Burnout

 Síndrome de Burnout o que é?

Burnout: a síndrome do esgotamento profissional

O emocional das pessoas durante o ano de 2020 foi fortemente abalado pelo isolamento social, as incertezas do futuro, a pressão para alcançar resultados e, principalmente, as dificuldades do trabalho e estudo remotos. Entre outros pontos, a dupla jornada de trabalho, devido ao home office, trouxe uma sobrecarga de tarefas que, fundida às tarefas diárias de casa, pode desencadear a Síndrome de Burnout. Apesar de ter sintomas parecidos com os de ansiedade e depressão, a síndrome pode ser desencadeada por um comportamento perfeccionista em relação ao trabalho, sobrecarga de horários e pressão.

A Síndrome de Burnout, ou Síndrome do Esgotamento Profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano, e está registrada no grupo 24 do CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde), além de ter sido incluída também na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, em uma lista que entrará em vigor em 2022. Segundo ainda uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que analisou o impacto da pandemia e do isolamento social na saúde mental de trabalhadores essenciais, os sintomas de ansiedade e depressão afetam 47,3% desses trabalhadores durante a pandemia, no Brasil e na Espanha.

O sintoma típico da síndrome de burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas, como: ausências no trabalho, agressividade, isolamento, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, depressão e baixa autoestima. Há alguns outros comportamentos que podem ser sinais de burnout, como trabalhar em horários fora do expediente, se dedicar à preparação do trabalho aos finais de semana e o afastamento do convívio social.  Além disso, dor de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma e distúrbios gastrintestinais também são manifestações físicas que podem estar associadas à síndrome.

Fonte: Imagem: Créditos a Marcia Souza/Radio e TV Unifap –
https://www2.unifap.br/radio/burnout-a-sindrome-do-esgotamento-profissional

Síndrome de Burnout – Ministério da Saúde

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extremaestresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. Esta síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros.

Síndrome de Burnout também pode acontecer quando o profissional planeja ou é pautado para objetivos de trabalho muito difíceis, situações em que a pessoa possa achar, por algum motivo, não ter capacidades suficientes para os cumprir.

Essa síndrome pode resultar em estado de depressão profunda e por isso é essencial procurar apoio profissional no surgimento dos primeiros sintomas.

Fonte do texto/(ver continuação do texto):
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/sindrome-de-burnout