Aplicativo Carteira de Trabalho Digital
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.
Emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Carteira de Trabalho é o principal documento relacionado às atividades empregatícias do portador.
A Carteira de Trabalho digital é igual à Carteira de papel. A diferença principal é que ela pode ser acessada pelo aplicativo desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
A versão digital serve para que qualquer registro (mudança de salário, contratações, demissões, férias e muito mais) sejam vistas facilmente pelo próprio trabalhador.
Além disso, se o cidadão precisa mostrar algum registro profissional em órgãos como a Caixa Econômica Federal, o INSS ou mesmo um advogado, ele fará isso de maneira rápida com a carteira de trabalho digital.
Nela fica registrado o histórico completo do trabalhador, com dados de todos os contratos de trabalho firmados durante a carreira.
Todos os itens a seguir estão relacionados nas páginas da Carteira de Trabalho Digital:
- Nome do empregador
- Cardo do profissional
- Data de admissão
- Remuneração
- Alterações salariais
- Anotações de férias
- Informações do FGTS
- Contribuição Sindical
- Anotações gerais
QUEM PODE FAZER A CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL
A emissão da Carteira de Trabalho segunda via é disponibilizada para:
- Indivíduos com 14 anos ou mais
- Brasileiros natos
- Brasileiros naturalizados
- Estrangeiros (através da Carteira de Trabalho para Estrangeiros)
DOCUMENTOS PARA TIRAR CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL
Esses são os documentos exigidos para você tirar a segunda via da Carteira de Trabalho:
- 2 fotos 3×4 recentes
- Carteira de Identidade
- CPF
- Comprovante de residência (pode ser conta de luz, água ou telefone)
- Extrato do FGTS (se houver registro atual na Carteira)
Fonte: https://www.ministeriodotrabalho.org/aplicativo-carteira-de-trabalho-digital/