Filiado à:

Grandes e Anônimos Cientistas Brasileiros.


Marcos Luiz dos Mares Guia foi um mineiro, nascido em 1935 e que viria ser mais um grande cientista brasileiro. Filho de avô farmacêutico e pai médico, cursou medicina, casou e depois, com uma bolsa de estudos, foi se especializar no exterior.

Carlos Ribeiro Diniz, outro mineiro, nasceu em 1919. Filho de fazendeiro, era muito curioso e afeito à leitura desde tenra idade, ganhando o apelido de “doutorzinho”. Também fez medicina, se interessando por fisiologia, estudando com um dos pioneiros da pesquisa experimental no Brasil.

Estes fundaram a Biobras, em 1975, para produzir matéria-prima para indústria farmacêutica. Quatro anos depois, começaram a produzir insulina, vendida para o mundo inteiro.

Naquela época a insulina era de origem animal (boi ou porco) e mesmo sendo pura, causava várias reações alérgicas. Então, Marcos estudou uma outra forma de produzir a insulina, usando uma bactéria velha conhecida, a E.Coli. Ele tinha inventado uma técnica pioneira, a insulina recombinante, com zero uso de animais e zero reações alérgicas.

Parceria com universidade brasileira, começou a industrialização do processo no final dos anos 80. Na década seguinte, a empresa se consolidou como uma das quatro maiores produtoras mundiais, exportando para mais de 20 países.

Empresa brasileira de sucesso, líder na área … você já sabe onde isso vai dar. Em 2001, foi comprada pela dinamarquesa Novo Nordisk, outra grande produtora de insulina.

Mas a virada veio: mês passado, o presidente Lula esteve na inauguração da nova fábrica que produzirá insulina (e outros medicamentos), com capacidade de fornecer 100% da necessidade brasileira e ainda exportar. A Fiocruz fez um programa de cooperação mútua e serão pesquisados novos medicamentos aqui. Dos 800 milhões necessários, a empresa obteve 203 milhões de crédito (Finep, BNDES E BDMG) e 133 milhões via equity (BNDES e BDMG) para implantar a fábrica, em MG, 100% nacional.

Marcos Luiz dos Mares Guia e Carlos Ribeiro Diniz morreram em 2002. Foram dois médicos brasileiros, pesquisadores, que trazem orgulho a quem é brasileiro.

Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente.

 

Fonte: https://smabc.org.br/

Link da notícia:

https://smabc.org.br/grandes-e-anonimos-cientistas-brasileiros/